Indicadores de Venda


Existe o princípio básico da Gestão Pela Qualidade Total "O que não se mede, não se melhora". Para isso o mercado de varejo em geral possui fórmulas simples mas que são termômetros de qualidade. 

Peça por Atendimento (P.A) 
É quantidade de peças dividida pela quantidade de vendas deve ser igual ou maior que 2,0. Consultora Barbara Amaral sugere "Nos atendimentos atente à sondagem para saber em que momento adicionar a segunda ou a terceira peça" e "Foco no atendimento ABC, sendo A de óculos, B de Relógio e C de Grau".

Preço Médio por Venda (T.K.M)
É o faturamento total dividido pela quantidade de vendas deve ser igual ou maior que R$320,00.
Valor médio que o cliente gasta na loja. Consultora Barbara Amaral sugere "Aproveite das outras categorias e dos acessórios" "Vamos agregar mais valor aos produtos com preço mais alto utilizando o C.B.V.A, sendo Característica, Benefício, Valor e Atração".

Taxa de Conversão (TC)
É a quantidade vendida dividida pela quantidade de atendimentos. Também podemos fazer a quantidade de atendimentos perdidos (ou clientes que não compraram) dividido pelo TKM.
Consultor Rodrigo Roth sugere, "A lista da vez é importante para mensurar isso. Mede a qualidade dos atendimentos, identifica dificuldades da equipe."

Fonte: 
  • Adaptação de texto Diego do dia 17/03
  • Parlamento vídeos 89 e 90 

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