Treinamento Grau (Módulo 3) - Lentes e Material

A função da lente é desviar o percurso dos raios de luz que nela incidem. Elas mudam a trajetória dos raios por meio da refração (mudança de direção). Desta forma podemos classificar lentes em convergentes e divergentes.
  1. Lentes positivas convergirão (ou encaminharão) a luz de modo que seja centralizada no ponto da retina. Como em casos de correção para hipermetropia, sua borda é fina e espessa no centro.
  2. Lentes negativas divergirão (ou afastarão) a luz de modo que seja identificada na posição correta da retina. Como em casos de correção para miopia, onde o centro é fino e as bordas espessas. 
Todas as lentes da Essilor são Asféricas, isso significa que objetivo dessas lentes é reduzir ou eliminar aberrações. Para construir essas lentes, desenvolveram-se curvas de formato mais complexo e mais planas, essa inovação nos permite produzir lentes mais finas. Ao ampliar o campo de visão, permite-se um maior conforto. 

Qual a diferença entre Lente Pronta e Lentes Sob Medida?
Para atender a demanda comercial, foi necessário fabricar um bloco no qual enquadre a maior parte das dioptrias mais comuns entre os usuários de lentes. Para isso, as lentes prontas existem, basicamente para facilitar no prazo de entrega. Já as lentes sob medida são blocos maiores que ainda passarão pelo processo de surfassagem para atender graus especiais.

Qual a diferença entre Lentes Digitais e Lentes tradicionais?
As lentes digitais são as melhores opções para o alcance de grau mais elevado, aros esportivos ou produção de lentes que corrigem mais de um foco. A vantagem é que são utilizadas pontas de diamante fazendo com que a precisão e o "degrau" entre as dioptrias seja mais suave, tornando uma visão mais nítida e agradável. O custo de confeccionar lentes digitais é bem menor para o laboratório, também se reduz os índices de quebra e erros, com isso, em um futuro breve só existirão lentes digitais.

Quais os materiais para confecção das lentes?
Acrílica CR39: Lente de resina conhecida também como 1.49 ou 1.50, chamadas de Orma pela Essilor. Para dioptria baixa (abaixo de 2,50) ou em casos de menor custo. Não tem garantia de quebra, por isso evite armações parafusadas ou com fio de nylon (por segurança do próprio cliente nenhum laboratório faz). Nos Estado Unidos é proibido fazer lente de acrílico para crianças. Possui garantia de 1 ano contra defeitos de fabricação.

Policarbonato 1.59: Equivalente a Airwear na Essilor, em números é 30% mais fina, 20% mais leve e 12x mais resistente se comparada à lente de resina. Indicado desde dioptria baixa até 4,75. Possui 1 ano de garantia contra quebra e é o material de lente mais vendido no mercado atualmente.

Alto Índice: Esse material consegue chegar a 1.67 e 1.74, também chamada de Stylis pela Essilor. Boa resistência, indicado para dioptria alta (acima de 5,00), entretanto, o centro óptico precisa estar centralizado na armação. Caso contrário poderá não ficar tão fina quanto o esperado. Possui 1 ano de garantia contra quebra e arranhões.

Curiosidade
  As lentes de vidro conseguem chegar a 1.09 porém estão quase extintas do mercado, pois são muito difíceis de fazer e não tem duração boa por ser fácil quebrar. Além de demorar mais de 15 dias pra entrega.

Comentários