Na Abordagem, o primeiro contato parece simples mas é preciso já ter todo os outros passos do atendimento em mente.
- Cumprimente os mais velhos primeiro (não esqueça das crianças) e se apresente;
- É importante identificar o tipo de cliente e adequar seu estilo de atendimento;
- Informe que fazemos lentes em todos os atendimentos.
- Solicitar a receita;
- Fazer uma análise no óculos atual do cliente;
- Fazer perguntas abertas "Em quais momentos usa o óculos?", "Quais são seus hobbies?", "E sua rotina, está sempre cozinhando? Frequenta academia?" e fechadas como "Com qual frequência utiliza de aparelhos eletrônicos?", "Fica maior parte do tempo em ambiente externo ou interno?".
- Escolha previamente o material e o antirreflexo mais adequado para o perfil.
- Oferte apenas 3 produtos, aproveite seus argumentos explicando o benefício diferencial de cada design. Exemplo: Tradicional, Eyezen e Kodak Single opções básicas de design para visão simples e Espace Plus, Kodak Precise e Varilux Comfort são opções básicas de design para quem está começando na visão progressiva.
- Caso o cliente reclame de preço, diminua o antirreflexo, o material e por último o design.
- Lentes solares polarizadas: é possível sentir conforto visual em situações de claridade intensa;
- Lentes activities (ou ocupacionais) são indicadas para pessoas que precisam de visão intermediária: como dentistas, costureiras, advogados, entre outros;
- Óculos reserva tanto para caso de necessidade como dioptrias altas como para dioptria baixa podendo ter um óculos no trabalho e um em casa;
- Além de óculos como acessório de moda, somos referência em moda.
- Utilize a técnica de concordar "Entendo...", igualar "Também temos.." e superar "Além disso...".
- Informe o valor armação + grau sempre parcelado, mantenha uma parcela na manga.
- Nunca informe datas específicas, informe um prazo (um ou dois dias a mais). Lente é matemática e física, apesar de preciso, o processo é acompanhado por humanos sendo possível imprevistos.
- Não espere que a atitude venha do cliente, escolhida a lente e acertada a forma de pagamento parta para o "Ok! Vamos às medidas."
- Sempre elogie a escolha e como o benefício do produto trará vantagem para o cliente.
- Sem compromisso, oriente-o sobre acessórios para conservação e promoções vigentes.
- O prazo do cliente também é nosso prazo, atente e se antecipe para evitar futuros problemas.
- Ao chegar, sempre confira, ajuste e experimente o óculos antes de avisar ao cliente.
- É necessário ter paciência e ensinar o cliente a usar o óculos (principalmente se for multifocal), seja criativo: faça testes em loja!
- Para uso contínuo, indique colocá-lo pela manhã pois a vista estará descansada - em casa, o cliente está mais familiarizado com distância e profundidade entre os objetos.
- Explique novamente a garantia e importância dos certificados, aconselhe guardar e até tirar cópia, afinal, é a única documentação do produto.
- Faça contato depois de 15 dias para assegurar a satisfação, 3 meses para convidar o cliente para retornar para ajuste de armação (parafusos, material ceder) e após 1 ano há atualização de grau.
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